Skip to main content

Dia Nacional do Idoso: 7 dicas para combater o etarismo

No Dia Nacional do Idoso, veja 7 dicas práticas para combater o etarismo.

Comemorado no dia 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso veio para conscientizar, principalmente os jovens, sobre os cuidados necessário e respeito para com as pessoas mais velhas. E também, como um alerta quando o assunto é etarismo. De acordo com a ONU, até 2050, teremos mais de 1,6 bilhões de pessoas com 65 anos ou mais, a população atual é de 761 milhões.

Dia Nacional do Idoso: 7 dicas para combater o etarismo
Dia Nacional do Idoso: lute no combate contra o etarismo (Foto: Freepik)

Cuide de nossos idosos

Diante desse hipótese, precisamos urgentemente de métodos eficazes para projete essas pessoas que precisam de um cuidado maior, carinho amor e atenção. No Brasil, a violência contra a pessoa idosa vem crescendo no Brasil, fazendo-se necessário que mais informações e medidas legais sejam tomadas para proteger os nossos idosos.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, nos cincos primeiros meses de 2023, tivemos um aumento de 57% para 87% de denuncias de violências contra os idosos em relação ao mesmo período do ano passado. Triste.

7 Dicas para combater o etarismo

Pensando nesses dados e nessas informações, fizemos uma lista com 7 dicas para combater o etarismo.

1. Se educar é a chave

A primeira dica para combater o etarismo é entender como ele se manifesta em nossa sociedade. Se educarem relação aos estereótipos associados aos mais velhos é fundamental para conseguirmos rompê-los.

Dia Nacional do Idoso: lute no combate contra o etarismo (Foto: Freepik)

2. Informação é prevenção!

Todo individuo é um canal de informação ambulante, então faça sua parte nessa campanha ao compartilhar informações sobre esse preconceito e eduque seus amigos em relação as discriminações baseadas na idade.

3. Linguagem

É muito importante que você evite algumas linguagem que reforcem estereótipos relacionados à idade. E isso vale para qualquer tipo de discriminação, tá bom? É importante se policiar ao falar sobre pessoas idosas e evitar comentários maldosos ou até mesmo piadas que envolvam pessoas mais velhas.

4. A invisibilidade da pessoa idosa

Valorizar a importância das pessoas mais velhas no papel de construção de uma sociedade é super importante. Por isso, escute, ajude e reconheça esses anos de vida como forma de respeito ao passado e presente desse individuo que tanto contribuiu para a nossa evolução como pessoas.

Dia Nacional do Idoso: lute no combate contra o etarismo (Foto: Freepik)

5. Idosos no mercado de trabalho

Você pode contribuir diretamente na vida de pessoas idosas ao incentivar a inclusão delas no seu local de trabalho. Empresas e empregados podem desempenhar um papel muito importante no combate ao etarismo. Se você possui uma empresa, um carco executivo ou de recursos humanos, invista na diversidade etária desses ambientes.

6. Autoestima

Mensagens postivivas podem mudar o dia e a saúde mental de pessoas idosas. Essa é uma fase muito difícil quando o assunto é autoestima e autoimagem. Ajudê-os.

7. Política voltadas aos idosos

Se informe e apoie políticas que incentivem e proteja os direitos de idosas em todas as áreas, como saúde, previdência social e cuidados adequados.

Etarismo

Em nosso cotidiano, podemos observar que o etarismo se manifesta de várias maneiras em nossa sociedade, desde a negação de oportunidades de emprego até o tratamento desrespeitoso e a exclusão social em todo e qualquer tipo de ambiente. A discriminação, principalmente baseada na idade, pode ter impactos significativos na saúde mental e física dos idosos, além de minar a autoestima e autoconfiança.

Dia Nacional do Idoso: lute no combate contra o etarismo (Foto: Freepik)

Nessa lista que fizemos, te mostrando algumas maneiras que você pode fazer a diferença na vida dessas pessoas diretamente ou indiretamente, agora cabe a cada um de nós fazermos desse planeta um lugar mais acolhedor para todas as pessoas.

Veja também: 5 curiosidades sobre Outubro Rosa que provavelmente você não sabia