Skip to main content

5 curiosidades sobre Outubro Rosa que provavelmente você não sabia

Outubro Rosa é o mês dedicado a campanha de conscientização do câncer de mama. Confira alguns curiosidades sobre essa iniciativa!

Outubro Rosa se tonou uma das campanhas de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama que traz um movimento muito importante para a população. Criado em 1990, nos Estados Unidos, o projeto ganhou força mundial e é referência no Brasil.

Outubro Rosa (Foto: Divulgação)
Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

Laço Rosa

A campanha que ficou reconhecida por utilizar um laço rosa em toda sua identidade visual, no mês de Outubro, ganha destaque em campanhas publicitárias, propagandas na TV e divulgação orgânica das pessoas nas redes sociais.

Outubro Rosa: Confira 5 curiosidades

O Outubro Rosa tem como objetivo reforçar o cuidado acerca do diagnóstico precoce do câncer de mama. Pensando nisso, selecionamos 5 curiosidades sobre essa companha super importante, que ganha mais força a cada ano. Confira!

1. O começo de tudo

Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure realizou a primeira corrida pela cura do câncer de mama em Nova Iorque. Durante o evento, a organização distrubuiu aos seus participantes um laço rosa.

Nos anos seguintes, a cidade norte-americana passou a realizar a campanha de prevenção anualmente, todas no mês de outubro.

2. Campanha ganhou o mundo

Anos depois, em 1997, outras cidades dos Estados Unidos passaram a adotar a campanha e começaram a realizar ações de prevenção do câncer de mama.

No início do projeto, os lanços rosas eram utilizados para efeitar os locais públicos que aconteciam as corridas, como forma de apoio, diversas empresas adotaram o mesmo simbolo em suas marcas como forma de incentivo.

Ao longo dos anos, a campanha passou a ser adotada em outros países e se tornou a força que é hoje.

Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

3. Iluminação rosa

Uma marca muito forte desse projeto são as iluminações rosas nos prédios, monumentos e outras construções durante o mês de outubro como forma de conscientização. Não se sabe como essa ideia surgiu, mas se espalhou pelo mundo.

Com o objetivo de reforçar e lembrar as pessoas, principalmente as mulheres, de realizarem exames de rotina, se tornou uma das principais identidades do projeto. Do Cristo Redentor à Torre Eiffel, quanto mais força, melhor.

Cristo Redentor em apoio à campanha Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

4. Brasil adere ao Outubro Rosa

A primeira iniciativa brasileira ocorreu em 2 de outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, recebeu a iluminação rosa.

O Mausoleu do Soldado Constituicionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, foi o primeiro monumento a receber a ilimuniação Rosa no dia 2 de Outubro de 2002.

Entidades e projetos brasileiros ligados a prevenção do câncer de mama passaram a aderir a campanha americana em 2008, iluminando prédios e monumentos das cidades.

O INCA (Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva) aderiu a campanha do Outubro Rosa em 2010. O Instituto passou a divulgar e distribuir materiais informativo para os profissionais da área da saúde e para a população.

Principalmente através das redes sociais, o Outubro Rosa ganhou uma força enorme no Brasil e, a cada ano que passa, a participação da sociedade só aumenta.

Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

5. Participação obrigatória

Em 2018, o governo brasileiro tornou obrigatório a realização de campanhas nas empresas sobre consientização sobre o câncer de mama no país.

Embora a campanha tenha ganhado força no país de forma natural e orgânica, a obrigatoriedade faz com que empresas majoritariamente formada por homens, se informem e façam parte da luta e a mudança de hábitos para diminuir os riscos da doença.

Participe!

O câncer de mama é o segundo mais comum do mundo, tendo como principal alvo mulheres de mais de 35 anos. Diariamente, tire alguns minutos do seu dia para realizar o exame de toque. Se você sentir algum caroço no peito, consulte o seu médico.

Veja também: 12 fatos e curiosidades sobre Ana Maria Braga